Quer saber como economizar na reforma? Veja essas 9 dicas!

Aquela reforma tão sonhada da casa vai finalmente sair do papel. Você não vê a hora de começar as mudanças, mas, com o final de ano chegando, sabe que não pode sair do orçamento. Foi pensando nisso que nós separamos nove dicas para você saber como economizar na reforma da sua casa sem comprometer a saúde financeira da sua família.

Planeje 

O planejamento é sempre a parte mais importante de uma obra e, se você desempenhar bem essa parte, evitará muitos gastos inúteis. Então defina o que você quer reformar e procure ser fiel ao que você planejou de início. O planejamento envolve definir:

  • Orçamento total destinado para a reforma;
  • As áreas que você quer reformar e o que será prioridade;
  • Contratação de profissionais de confiança para a obra (mestre de obra, arquiteto, engenheiro civil, engenheiro eletricista, entre outros que forem necessários);
  • Compra de matérias;
  • Duração da obra.

É importante levar em consideração que, ao longo da reforma, a obra costuma sair de controle, pois as pessoas tendem a adicionar à reforma mudanças que não foram combinadas no início. Claro que imprevistos acontecem e, se houver a necessidade de acrescentar alguma coisa à obra, isso deve ser feito, mas busque ser fiel ao máximo ao projeto para não ter surpresas indesejadas no orçamento.

Faça um cômodo por vez

Se você vai reformar mais de um cômodo da sua casa não precisa fazer todos ao mesmo tempo. Determine as prioridades e faça cada espaço da casa por vez.Essa dica é boa tanto para planejar melhor a obra como para evitar que a casa vire uma bagunça. Assim você terá mais controle da reforma (tanto do orçamento quanto dos materiais que serão usados) e poderá planejar com mais calma as outras etapas do projeto.Além disso, a rotina da sua família será menos afetada pelos transtornos que vem com a obra.

Pague à vista

Sei que parece uma ideia difícil pagar à vista uma obra inteira, ou mesmo parte dela, mas, acredite, o segredo encontra-se nas duas primeiras dicas desse texto. Se você conseguir planejar a obra com antecedência, terá tempo para guardar dinheiro. Vale a pena até esperar um pouquinho para começar  a obra com o objetivo de juntar fundos para pagar à vista. Mas, se for uma obra urgente, ou você não puder esperar, divida a reforma em etapas, pois assim, dividirá também os custos, e o valor ficará mais acessível para pagar sem parcelar.

Com uma boa negociação os descontos nos materiais que você vai gastar na reforma podem ser expressivos .Essa dica também serve para a contratação dos profissionais que irão trabalhar na reforma. O maior segredo para conseguir um desconto é pechinchar. Com o dinheiro em mãos você tem muito mais poder e segurança para negociar um acordo muito melhor do que o que já viria naturalmente. Não tenha vergonha na hora de pedir desconto e coloque todas as suas habilidades de negociação em prática.

Pesquise em pelo menos 3 lojas diferentes

Nunca compre os materiais na primeira loja que entrar. Por mais que os preços possam parecer baratos, é sempre bom ter certeza que está fazendo o melhor negócio. Além de olhar em lojas físicas, pesquise também na internet.

Se você não confia em compras na online, ou não pode esperar pelo prazo de entrega, uma dica que quase sempre funciona é imprimir a oferta da loja digital, levar até a loja física mais barata e colocar o seu poder de negociação e persuasão em prática para pechinchar um desconto igual ou maior que o oferecido na internet.

Faça você mesmo

Um dos grandes fatores que ajudam a enxugar os gastos da obra é colocar a mão na massa. Aventurar-se nas atividades que não exigem um conhecimento técnico pode trazer um toque pessoal para sua casa e muita economia para seu bolso.

Você já considerou pintar suas próprias paredes? Pode ser muito mais fácil do que você imagina. Colocar as prateleiras na cozinha, ou mesmo instalar os apagadores de luz, também não tem muito mistério. Mas cuidado para não se empolgar e se aventurar em atividades que requerem um conhecimento técnico. Sua segurança e da sua família deve vir em primeiro lugar e trabalhos mais elaborados como trocar a fiação elétrica, por exemplo, devem ser manuseados por profissionais qualificados.

Essa dica é ainda melhor aplicada na hora da decoração. Reutilize móveis velhos ou compre móveis usados e revitalize você mesmo. A regra é usar e abusar da sua imaginação para deixar a casa com a sua cara.

Use materiais reciclados

Materiais reciclados de construção civil são uma excelente alternativa que fazem bem para o seu bolso e para o meio ambiente. Esses materiais são coletados em demolições e transformados em matéria prima para construção, como: areia, pedrisco e brita, por exemplo.

É importante ressaltar que esses materiais, apesar de terem boa qualidade, não podem ser usados na fundação estrutural da casa.

Maneire na cerâmica

Você já parou pra pensar que não precisa revestir todo o seu banheiro com cerâmica? Além do chão, só a parte do box, onde a água e as sujeiras do corpo entram em contato com a parede, necessitam de revestimento. Mesmo a cozinha não precisa ser toda azulejada, bastando colocar cerâmica somente perto do fogão, onde gorduras e alimentos estão mais propícios a danificar a pintura da parede.

Tenha atenção aos detalhes

Há detalhes que só percebemos que são importantes tarde demais. Aquele armário que você tem certeza que vai ficar perfeito na sua cozinha pode, na verdade, ser grande (ou pequeno) para o espaço que você tem. Por isso, tire as medidas dos móveis que você for comprar, pense se os móveis serão tão úteis quanto você imagina e considere também se vai ornar com a decoração, pois assim você não perde tempo e dinheiro com a escolha errada.

O barato pode sair muito caro

Essa dica pode parecer controversa com a proposta do post, mas o barato, quando se trata de obra, pode sair muito caro. Por isso, na hora de comprar os materiais o preço não deve ser o único fator que você vai levar em conta. A qualidade, tanto para a construção quando para decoração, devem sempre ser a prioridade na escolha.

Economizar na reforma é muito importante, mas não se deixe levar somente pelos preços baixos. Com planejamento e disposição, você conseguirá gastar menos na obra sem abrir mão de deixar o seu lar do jeitinho que sempre sonhou.

Você quer reformar a casa e não sabe como? Dê uma olhada no nosso post  Quero reformar minha casa: o que saber antes de começar? parar tirar seu sonho do papel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo