Desde a década de 1960, o consórcio tem sido uma solução viável para quem deseja adquirir um bem. Naquela época, o intuito era possibilitar a compra de veículos de maneira mais acessível, de modo a livrar o interessado dos altos juros. Com o tempo, esse mercado abriu espaço para a comercialização de diversas opções, inclusive de imóveis.
Quando se pensa em adquirir um imóvel por meio dessa modalidade, logo vem à mente a ideia de projetos prontos. Porém, o que muitas pessoas não sabem é da possibilidade de fazer um consórcio para construção de casa.
Neste artigo, você conhece mais sobre essa solução e suas vantagens. Acompanhe e boa leitura!
Afinal, como funciona o consórcio para construção de casa?
Da mesma forma que acontece nos demais tipos de consórcio, pessoas com um objetivo em comum são reunidas por uma administradora, que fica com a responsabilidade de gerir esse montante (recebido em forma de mensalidades) e conceder a elas a realização desse plano.
A partir do momento em que o número mínimo de interessados é atingido, tem-se início aos procedimentos, em que os consorciados devem pagar mensalmente as mensalidades e a taxa administrativa.
Ao fazer seu orçamento e entender quanto será preciso investir para tirar a casa dos sonhos do papel, você deve fazer a simulação do consórcio, tendo o primeiro contato com as cartas de crédito disponíveis, quantidades de parcelas e outros aspectos que envolvem o procedimento. Com a documentação aprovada, você consegue a sua quota.
Vale ressaltar que é um processo relativamente longo, pois demanda entre 10 e 15 anos para que um consórcio seja, de fato finalizado. Além disso, o interessado deve possuir um terreno em solo brasileiro para a construção de seu imóvel. Porém, dependendo do valor da carta de crédito, é possível adquirir também o lote.
Para obter a contemplação do consórcio, você pode dar um lance ou torcer por ser sorteado em pouco tempo. A cada mês ocorre uma assembleia, em que os contemplados são definidos. Uma terceira possibilidade é conquistá-la por meio da finalização dos pagamentos.
3 benefícios do consórcio para construção
Agora que você entendeu melhor como funciona o consórcio com intuito de construir um imóvel, chegou o momento de conhecer suas principais vantagens!
1. Menor custo
Materiais, mãos de obra qualificada e despesas com financiamento ou empréstimo são apenas alguns itens na lista de quem deseja construir uma casa do zero. Tudo isso, é claro, tem um custo — que, convenhamos, pode ser bem alto e, na maioria dos casos, excede o valor inicialmente planejado.
Com o consórcio, o orçamento da construção cabe no seu bolso. Afinal, há todo um planejamento para os pagamentos e você já entra na jogada sabendo quais são os custos. Isso sem falar na flexibilidade de usar sua carta de crédito como bem entender.
2. Personalização
Quando se compra um imóvel pronto, idealizado por outra pessoa, dificilmente ele será completamente compatível com as suas preferências e necessidades. Em algum momento, precisará de uma reforma — isso porque ele virá com pintura e demais acabamentos bastante básicos.
Com o consórcio para a construção da casa, você pode pensar em cada detalhe, desde cores dos ambientes até os materiais utilizados para colocá-los de pé. Dessa forma, é possível desenhar os espaços em vez de contar com a sorte na busca pelo imóvel ideal.
3. Utilização do FGTS
Há ainda a possibilidade de usar o FGTS para oferecer lances do consórcio, quitar parcelas que estejam em aberto ou então complementar o valor da carta de crédito.
Com o consórcio para construção de casa, você tem a garantia de um excelente negócio ao adquirir um imóvel. Com essas vantagens, seu novo espaço será idealizado de acordo com as preferências de sua família, sem a necessidade de reformas em curto prazo.
Ficou com alguma dúvida sobre essa modalidade de consórcio? Deixe seu comentário logo abaixo! Teremos o prazer em solucioná-la para você.