Quando você é responsável pelo gerenciamento e controle de uma obra, tem dois caminhos para seguir: gerenciar o projeto ou gerenciar problemas. Se você não escolhe o primeiro caminho, o segundo é inevitável.
Por melhor que seja seu acompanhamento durante a construção, haverão problemas durante toda a obra, mas com um bom planejamento, você pode antecipar esses problemas e estar melhor preparado quando os imprevistos acontecerem.
O planejamento precisa começar muito antes da obra e deve levar em consideração todas as etapas do projeto.
É importante deixar claro que, as dicas que iremos dar a seguir, não são regras imutáveis que vão servir para todo tipo de construção. Você pode (e deve) moldar essas sugestões de acordo com as particularidades da obra que está gerenciando.
Planejamento financeiro
Essa é a primeira etapa e talvez a mais importante. É aqui que você deve decidir os prazos de execução e entrega das etapas menores. Além disso, é preciso destacar a quantia destinada a contratação de mão de obra e materiais de construção.
Para facilitar no cálculo do orçamento, vamos dividir as contas em:
Custos diretos
Aqui devem ser incluídos os custos que impactam diretamente na execução da obra como mão de obra (mestre de obra, arquitetos, pedreiros), materiais para construção e equipamentos.
Custos indiretos
Os custos indiretos são aqueles que necessitam de aproximação, ou algum tipo de rateio, pois não são facilmente mensurados. Alguns exemplos desse tipo de custos são: energia elétrica usada na obra, seguros, gasto com viagem, entre outros.
Estes custos não estão diretamente envolvidos na obra, mas, ainda assim, são importantes para o sucesso da construção.
Contratação de serviços
Nesta etapa devem ser levados em consideração todos os profissionais que serão envolvidos ao longo do projeto.
Comece primeiro pela função que a pessoa contratada precisa desempenhar e depois considere quantos trabalhadores serão precisos para desempenhar cada função. Devemos considerar também o tempo de contrato de cada um e em que etapas estarão envolvidos.
Outro tipos de serviços que devem ser considerados:
- Equipamentos especiais que precisam ser contratados para a execução de alguma;
- Contratação de profissionais para fazer os projetos arquitetônico, estrutural, hidráulico, elétrico, ambiental, prevenção de incêndio entre outros.
Compra de materiais
Os materiais devem ser comprados na semana que antecede o início da etapa em que eles serão usados. Isso deve ser feito pensando na demora de entrega dos materiais ou mesmo na entrega de itens que possam ser danificados no caminho até o canteiro de obras. Esse adiantamento também permite que você verifique os materiais com mais calma e certifique-se que as quantidades foram entregues como solicitado.
É importante se atentar para o fato de que os materiais ficarão parados por um tempo antes de serem usados, por isso, certifique-se que terão um lugar seguro e adequado até que a próxima etapa comece. Outro fator que merece atenção é a validade dos produtos e condições de armazenamento, pensando sempre em evitar que os materiais não tenham contato com as intempéries do tempo.
Gerenciamento logístico e operacional
Esta é a etapa que o engenheiro vai efetivamente acompanhar a execução da obra. Aqui você deve colocar em prática o que veio planejando nas outras etapa e se certificar de que tudo está saindo como planejado.
Nessa fase pode ser interessante anotar o andamento da obra no dia a dia. Dessa forma o engenheiro pode acompanhar se tudo está saindo como planejado e corrigir possíveis erros se preciso for. Em conjunto com esse controle constante, o engenheiro deve:
- Fiscalizar o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
- Ter certeza que máquinas estão sendo bem manuseadas;
- Controlar a segurança no local da construção e entorno;
- Gerenciar a limpeza e organização do ambiente;
- Seguir as normas de construção da Prefeitura de Belo Horizonte
Revisão do planejamento
Todo engenheiro sabe que nenhuma obra ocorre exatamente do jeito que foi planejada. Por melhor que seja feita a etapa de planejamento e gestão da obra, alguma coisa sempre sai fora do esperado. Pensando nisso, sempre que algum imprevisto acontecer, precisamos voltar a etapa de planejamento dos recursos financeiros para corrigir falha, assim que elas acontecem durante as etapas. Dessa forma, nós amenizamos os impactos nas outras fases e buscamos cumprir com as metas de curto prazo e, consequentemente, a entrega final do projeto.