Quero reformar minha casa: o que saber antes de começar?

Reformar a casa é um desejo constante de quase todas as pessoas. Sempre tem uma coisinha para melhor, um espaço para deixar mais aconchegante ou a necessidade de deixar um cômodo maior para a chegada de um novo membro na família. Seja qual for o seu caso, é preciso planejar com cuidado para que o sonho de reformar não se torne em um pesadelo. Neste post você aprenderá tudo que é necessário saber antes de começar a reformar sua casa.

A reforma cabe no seu orçamento?

Por mais que você deseja , ou necessita, fazer uma reforma, a sua situação financeira deve sempre ser levada em consideração antes de sequer pensar em começar. Além dos gastos com os materiais e a mão de obra, outros custos não previstos no orçamento podem surgir ao longo da obra. Por isso, faça um diagnóstico das suas finanças pessoas para definir se você tem ou não condições de bancar uma reforma agora.

A obra deve ser bem planejada

Talvez esta seja a etapa mais importante da reforma. Uma obra bem planejada economiza tempo, desperdícios de materiais, custos da obra e ,claro, dor de cabeça. Um bom planejamento deve seguir as seguintes etapas:

1 – Defina as mudanças que você quer fazer

O planejamento deve contemplar tudo o que você tem em mente para a reforma, ou seja, os cômodos que serão reformados e o que será feito em cada ambiente. É necessário respeitar o que foi decidido nessa etapa durante a execução da obra para não estourar o orçamento.

2 –  Divida a reforma em etapas

Essa é uma dica que ajuda tanto na administração da reforma quanto no controle dos gastos. As etapas podem ser divididas por cômodos ou por tarefas similares, como, por exemplo, colocar todo o piso, portas ou pintar as paredes.

3 – Mão de obra

Contratar os profissionais para a execução do projeto vai depender da complexidade da reforma. Isso quer dizer que, além de pedreiros e mestres de obra, se as mudanças na casa exigirem algum tipo de alteração na estrutura da edificação (quebra de paredes, troca de janela ou porta), um engenheiro deve ser chamado para garantir a segurança da obra.

O engenheiro vai te ajudar a descobrir se você precisa contratar um engenheiro elétrico e engenheiro hidráulico, além, é claro, de um arquiteto.

4 – Pesquisa de preço dos materiais

Com os profissionais escolhidos, a última etapa do planejamento é pesquisar os materiais que serão usados na reforma. A escolha deve estar de acordo com o orçamento planejado, mas, cuidado, a opção pelos materiais mais baratos nem sempre é a melhor. Dê preferência aos itens de boa qualidade para não ter que refazer alguma parte da obra em um curto período de tempo.

É sempre importante ter em mente que a reformar, independente da sua complexidade, nunca cumpre o prometido no orçamento, portanto é sempre recomendável fazer uma reserva de emergência para cobrir eventuais gastos adicionais.

Precisa de autorização para reformar?

Toda mudança que precise alterar a estrutura da edificação e aumentar ou diminuir a área construída, precisa de autorização da Prefeitura. Isso é necessário por motivos de segurança, pois a uma mudança mal planejada na estrutura do imóvel pode ocasionar danos irreparáveis no imóvel, comprometendo a segurança dos profissionais que trabalham na obra e da sua família.

Não saia do projeto

Durante a obra pode surgir a tentação de adicionar uma coisinha aqui ou melhorar outra coisinha ali, afinal de contas não custa nada mudar a bancada da cozinha já que estou trocando todo o piso. Mas a verdade é que custa sim, e sair do escopo do projeto pode comprometer todo o andamento da obra e a saúde financeira da família. Por isso, siga o que foi inicialmente planejado e só saia do que foi programado por necessidade adicionar algo determinante para a conclusão do projeto.

Por mais que você queira finalmente deixar a casa do jeitinho que sonhou, é preciso ter certeza que tem condições financeiras para custear todos os gastos com o obra. Além de seguir esses passos, é importante acompanhar todas as etapas do projeto de perto para que tudo saia como planejado.

Gostou das sugestões sobre reforma? Compartilhe o post nas suas redes sociais para que seus amigos fiquem por dentro das dicas antes começar uma obra.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

2 comentários em “Quero reformar minha casa: o que saber antes de começar?”

    1. Desenhos Associados

      Olá Rodrigo, tudo bem?

      Que bom que gostou das dicas. Vou esperar pelo seu retorno e se tiver qualquer dúvida entre em contato conosco 🙂

      Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo